A) Descrição breve do processo de criação do portefólio:
Recorremos a uma plataforma online para criar o nosso portefólio eletronico, o Wix. Criámos uma conta em grupo e seguidamente escolhemos um tema que consideramos ser apropriado. Este foram os nossos primeiros passos para a elaboração de algo que era tão novo para todos os membros do grupo.
B) Dificuldades e soluções encontradas:
Devido à não existência de um conhecimento das ferramentas disponibilizadas por a Wix sentimos uma grande dificuldade, pois inicialmente tudo o que se tratasse de editar a aparência do nosso portefólio causou-nos bastantes duvidas, tanto que mudámos o design do nosso site inúmeras vezes. No entanto, ao fim de várias tentativas conseguimos melhorar e aprendemos a praticar todas as coisas que desejávamos como alterar layouts, tipos de letra, imagens, adicionar ou remover itens, adicionar janelas...
C) Reflexão sobre o potencial destes ambientes para aprender:
Vivemos na era das tecnologias, onde inúmeros ambientes virtuais de aprendizagem são constantemente desenvolvidos. A informática revolucionou a forma de transmitir e processar informações com mais rapidez e eficácia. Os meios tecnológicos disponíveis, atualmente, reduzem os desafios criados pela distância física entre alunos e os professores, pois esta possibilita a criação de um ambiente virtual em que alunos e os professores se sintam próximos, contribuindo para o aprendizado colaborativo.
Independentemente da nossa localização é sempre possível manter o contacto com a informação.
Exemplos de ferramentas de produção ou de cooperação são os portefólio digitais, estes oferecem um espaço de publicação e organização do trabalho dos alunos ou de grupos. Os desafios existem e não são poucos, contudo estes, possibilitam o desenvolvimento de várias áreas do conhecimento como: o design gráfico, procurando por soluções esteticamente interessantes que possam cativar os futuros visitantes do portefólio digital em questão. Tentar criar soluções simples e eficientes, para que os utilizadores que interagirem com o portefólio naveguem facilmente e por fim, criar ligações que de alguma forma sejam úteis para os internautas. O portefólio deverá ser encarado como um encorajamento ao desenvolvimento pessoal do estudante valorizando a sua autonomia revelando ao mesmo tempo o seu progresso de aprendizagem e reflexão.
Atualmente várias instituições de ensino já trabalham com portefólio, digitais ou não, pois estes cada vez mais são vistos como um processo pedagógico que valoriza e promove a auto-aprendizagem.
Em suma, a utilização de um portefólio como suporte de aprendizagem é sem duvida uma ótima opção, pois permite que os estudantes tenham uma maior participação no seu percurso educativo, aumenta a criatividade, a auto-estima e torna o aluno mais autónomo, desenvolve o espírito critico e auto-reflexão, desenvolve novas capacidades e conhecimentos. Possibilita uma acessibilidade mais facilitada a todos os membros do grupo e pessoas exteriores a ele, permitindo a comunicação da forma mais simples.
As tecnologias devem estar presentes no ensino, pois estas permitem-nos apostar em um ensino de qualidade, não estagnado no passado, sempre pronto para evoluir, em busca das melhores soluções para todos os envolventes.